Foco, concentração e muita força: esses são alguns dos requisitos que os crossfiteiros necessitam para conquistar bons resultados nas competições. E teve sim muita atenção e esforço para os 260 atletas que participaram da seletiva de Contagem do Torneio CrossFit Brasil - TCB, que aconteceu no último fim de semana (30/4 e 01/5), no Sesc Contagem. Com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o evento foi sucesso no município e recebeu muitos elogios. A final do TCB será do dia 21 a 24 de julho, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
“Foi um prazer ter vindo para Contagem e agradeço a Secretaria de Esporte por apoiar e fazer a intermediação com o Sesc. Os atletas elogiaram muito o espaço. Foram 391 inscritos e 260 atletas que disputaram nesses dois dias de competição. Desses 260, a maioria é de fora, então é importante ressaltar que, indiretamente, o evento movimentou a economia da cidade. Espero que em um futuro próximo possamos voltar a Contagem, cidade que tanto nos acolheu”, disse o organizador do evento, Thales Antoniolli.
Empenhada em oferecer um evento de qualidade aos contagenses, a assessora da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Luana Torres, disse que foi uma experiência positiva colaborar com a organização do evento. “Foi o primeiro evento de CrossFit de nível nacional que Contagem já recebeu para atletas de alto rendimento. O CrossFit é uma modalidade que apesar de ainda não ter selo de esporte, vem ganhando corações e mentes no mundo inteiro, por ser uma atividade coletiva, onde as pessoas interagem. Um apoia o outro o tempo todo. Diferente de outras competições, o único adversário é você mesmo”, explica.
O ingresso para a entrada do público ao ginásio foi a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. “Arrecadamos cerca de uma tonelada e 900 kg de alimento não perecível, que distribuímos entre entidades aqui mesmo do município. Então, além do evento ter trazido essa experiência maravilhosa do esporte e turística, também teve esse quesito de solidariedade. Depois de dois anos de pandemia, receber um evento dessa magnitude é, com certeza, uma vitória para nós”, finalizou.
Um dos atletas que participou da competição foi o contagense Paulo Vicente de Almeida Filho. O atleta de 24 anos passou para a final e se classificou em 2º lugar geral. “Depois que iniciei no CrossFit me tornei uma pessoa muito mais disciplinada em todas as áreas, tanto no esporte quanto na vida profissional e pessoal. Hoje, a modalidade é a minha vida. Trabalho com isso e tenho vários alunos. Amo ajudar as pessoas a se superarem no dia a dia. Estudo muito sobre a modalidade e, além disso, ainda a prático em alto nível”, frisou.